top of page

BORDER COLLIE

  O Border Collie é uma raça de cão de trabalho e pastoreio desenvolvida no condado de Northumberland, na fronteira com a Escócia, para pastorear gado, especialmente ovelhas. Considerados altamente inteligentes, extremamente enérgicos, acrobáticos e atléticos, eles frequentemente competem com grande sucesso em provas de cães pastores e esportes caninos. Eles são frequentemente citados como a raça mais inteligente de todos os cães (de acordo com o livro de Stanley Coren, A Inteligência dos Cães) e um dos animais mais inteligentes do reino animal. 

   A American Border Collie Association recomenda que os proprietários em potencial, antes de adotar a raça como animal de estimação, devem se certificar de que podem fazer exercícios regulares proporcionais à alta energia e resistência prodigiosa do collie. Um collie em trabalho pode correr muitos quilômetros por dia, usando sua experiência, personalidade e inteligência para controlar rebanhos desafiadores. Esses cães ficarão angustiados e frustrados se forem deixados isolados, ignorados ou inativos. Como muitas raças de trabalho, border collies podem ser sensíveis ao movimento e podem perseguir veículos em movimento e bicicletas, mas esse comportamento pode ser modificado pelo treinamento. Alguns dos comportamentos mais difíceis requerem paciência e podem desaparecer à medida que o cachorro amadurece.

   O border collie é descendente de landrace collies, um tipo amplamente encontrado nas Ilhas Britânicas. O nome da raça veio de seu provável local de origem ao longo da fronteira anglo-escocesa. A menção ao tipo "collie" ou "colley" apareceu pela primeira vez no final do século 19, embora a palavra "collie" seja mais antiga do que isso e tenha sua origem na língua escocesa. Também se pensa que a palavra 'collie' vem da antiga palavra celta para útil. Em 1915, James Reid, secretário da International Sheep Dog Society (ISDS) no Reino Unido, usou pela primeira vez o termo "border collie" para distinguir os cães registrados pelo ISDS do Kennel Club's collie (ou Scotch Collie, incluindo o collie áspero e smooth collie) que originalmente vieram do mesmo grupo de trabalho, mas desenvolveram uma aparência diferente e padronizada após a introdução do ringue de competições em 1860 e com a mistura de raças diferentes.

OLD HEMP 
 

   Muitos dos melhores border collies de hoje remontam a um cachorro conhecido como Old Hemp. Old Hemp, um cão tricolor, nasceu em Northumberland em setembro de 1893 e morreu em maio de 1901. Ele foi criado por Adam Telfer de Roy, um cão preto e castanho, e Meg, um cão de pelo preto e olhos fortes. O Old Hemp era um cão quieto e poderoso ao qual as ovelhas respondiam facilmente. Muitos pastores o usaram como reprodutor e o estilo de trabalho do OH tornou-se o estilo Border Collie. Todos os border collies vivos hoje podem traçar uma linha ancestral até Old Hemp. Acredita-se que ele tenha gerado até 200 filhotes ao longo de sua vida.

​

 

 

WISTON CAP 

 

   Wiston Cap (nascido em 28 de setembro de 1963) é o cão emblema da International Sheep Dog Society (ISDS) retratado na posição característica de pastoreio do border collie. Ele foi um padreador popular na história da raça, e sua linhagem pode ser vista na maioria das linhagens dos collie modernos. Criado por W. S. Hetherington e treinado e controlado por John Richardson, Cap era um cão obediente e de boa índole. Todas as suas linhagens remontam aos primeiros cães registrados do Studbook e ao Cap J. M. Wilson, cujo nome ocorre 16 vezes em sete gerações em seu pedigree. Wiston Cap gerou três Campeões Supremos e é avô de três outros, um dos quais foi Bill de E. W. Edwards, que ganhou o campeonato duas vezes.

AuldHemp.jpg
WINST1.jpg
WINST2.jpg
bottom of page